Zé Amaro iniciou a sua vida artística em 1998 com a participação no programa Chuva de Estrelas seguindo-se em 1999 Cantigas da Rua. Em 2000 junta-se ao grupo Trio os Boémios onde permanece por oito anos, saindo apenas por incompatibilidades de agenda.
Em Abril de 2007 é lançado a seu primeiro álbum a solo intitulado O Coração da Gente Chora , onde se pode encontrar grandes sucessos de rádio tais como Agarradinho , Mentira Dela e O Coração da Gente Chora .
No seguimento do grande sucesso do álbum de estreia e após inúmeros espectáculos pelo mundo , salientando Estados Unidos, Caraíbas, Venezuela, França e Suíça, em Abril de 2008 é lançado um novo trabalho de originais intitulado Nortenho de Coração no qual foram incluídas as músicas Abre a Janela e Nortenho de Coração.
No começo de Maio de 2009, Zé Amaro presenteia os seus fãs com o seu terceiro álbum de originais intitulado Amor de Primavera o qual acolhe temas bastante acarinhados pelas rádios tais como Amor de Primavera , Saudade do meu País e Malhão do Beijo.
Em 2010 é lançado o single Depois de Ti , mais um estrondoso sucesso de rádio o qual é incluído no novo Cd e DvD ao vivo gravado em Barcelos que inclui todos os êxitos de Zé Amaro.
Nos últimos dias de Maio de 2011 é lançado o tão esperado 5º disco de originais de Zé Amaro intitulado Amor de Verão o qual inclui novos sucessos de rádio tais como Fusquinha da Vizinha, Leva meu Recado (Pombinha) e Amor de Verão.
Em 2012, chegam às rádios mais um sucesso, "Cowboy, cantor e Violeiro" que é incluido no novo CD e DVD gravado ao vivo no São Mamede em Guimarães com a sala completamente esgotada. Durante esse mesmo ano Zé Amaro participou em vários programas televisivos em todos os canais generalistas e lotou o Multiusos em Guimarães.
Lançado em Junho de 2013, o sétimo Cd de Zé Amaro prima pelo seu estilo inconfundível .
Inspirado na música romântica, popular e principalmente na música country é notório o amadurecimento do artista em todas as suas letras e músicas e a influência de todos os seus espectáculos em Portugal ou pelas comunidades portuguesas em torno do mundo, trazendo para as suas canções a alegria e o carinho de todos com quem se cruzou.
O primeiro single tirado do álbum também se intitula Obrigado Fãs e tal como o nome indica é uma sentida homenagem de Zé Amaro a todos aqueles que o acompanharam neste já longo percurso.
Em Junho de 2014 é lançado o oitavo Cd de Zé Amaro, um Cd que combina os exitos de sempre de Zé Amaro com mais dois originais intitulados "Tudo fala de Nós" e "Tira esses Olhinhos"
Apresentado aos fãs num concerto Solidário no Auditório do Parque de Exposições de Braga, o novo Cd tem como título "Zé Amaro, Ao vivo no seu melhor".