Zé Amaro iniciou a sua vida artística em 1998 com a participação no programa Chuva de Estrelas seguindo-se em 1999 Cantigas da Rua. Em 2000 junta-se ao grupo Trio os Boémios onde permanece por oito anos.
Em Abril de 2007 é lançado a seu primeiro álbum a solo.
Até aos dias de hoje são já nove as edições discográficas por entre singles e concertos gravados ao vivo, como foi o caso do marcante concerto no lotado Multiusos de Guimarães, e ainda um best of que reúne os seus maiores sucessos que marcam a carreira deste intérprete que acolhe junto do público um apoio entusiasta e crescente.
Zé Amaro lança em 2015 o seu 9º álbum, um trabalho que conjuga o estilo country e romântico, com as canções populares que constitui a imagem de marca deste interprete com uma voz inconfundível
Zé Amaro, volta a surpreender os seus fãs com um álbum composto por originais intitulado Cowboy Apaixonado.
Por entre outras canções podemos escutar neste cd: Namoro no escuro, Esta saudade de ti, Telefone mudo, Não sou maluco ou Tu dizes que me queres (Você diz que me quer) além do tema que dá nome a este trabalho que neste cd podemos ouvir numa versão gravada ao vivo.
Este novo álbum narra a trajetória de um Cowboy apaixonado, de um boémio enamorado que, por onde passa, arrebata corações. Zé Amaro conjuga o estilo country e romântico, numa harmonia perfeita que deixa transparecer uma personalidade conquistadora, envolvente e carismática, capaz de deixar multidões rendidas à sua voz, estabelecendo uma dialética incomparável com o seu público.